Univerciencia.org - Portal da Produção Científica em Ciências da Comunicação

Edições Anteriores

1994


2009


2008

Capa da revista

Vol. 13, No 2 (2008)

Uma análise da primeira revista brasileira em quadrinhos. A experiência audiovisual nos espaços educativos. A recepção de Malhação e o cotidiano. O método do jornalista. A gestão da comunicação e da educação em instituições de ensino privadas. Um passeio pelo bosque da filosofia. A ficção nossa de cada dia. O potencial educativo do games de simulação. A comunicação no museu paraense Emílio Goeldi.

2007

Vol. 12, No 3 (2007)

A novela mexicana Rebelde: algumas reflexões sobre a educação popular. Desafios atuais da comunicação: o encontro entre ficção e realidade. Arte e mídia: a gestão da comunicação no Arte na Escola. Amilton Godoy, o Zimbo Trio e o Clam - Centro Livre de Aprendizagem Musical. Revista Viração: um projeto social impresso.

Vol. 12, No 2 (2007)

A representação das minorias étnicas nos meios de comunicação portugueses. A gestão da comunicação nos museus de arte. A experiência de Renata Pallottini com o teatro e a repressão em Enquanto se vai morrer, peça de sua autoria. Fazer teoria e fazer profissional na formação do comunicador. Comunicação, poesia e revolução em Bertold Brecht. Pesquisa desvenda o uso da publicidade nos livros didáticos de Ensino Médio.

Vol. 12, No 1 (2007)

Possibilidades dialógicas entre a telenovela e a realidade social. A defesa da história em quadrinhos na educação. Modos de ler: suas singularidades e práticas. Os desafios dos programas de relacionamento na internet para os educadores. A contribuição dos cursos de especialização para a Teoria da Comunicação. Uma biblioteca virtual sobre Direitos Humanos.

2006

Vol. 11, No 3 (2006)

Comunicação e educação para a cidadania em uma cooperativa de assentamento do MST. Expectativas de uso cultural e educativoo da televisão interativa. Arte, educação e inclusão socila com Ivaldo Bertazzo. Radiobrás e comunicação pública. Jogos eletrõnicos e internet integrando escolas. A educação pelo olhar entre os Parintintim. No caminho, com Maiakóvski, uma poesia de Eduardo Alves da Costa. Poesia no Metrô e o ponto de vista do usuário.

Vol. 11, No 2 (2006)

A gestão da comunicação e a luta contra o desemprego. Fotografia e comunicação: os huicholes, grupo indígena mexicano. A arte consagrada de Elifas Andreato. O nascimento da TV Universitária e a experiência na TV USP. Avaliando experimentos com educação à distânica. A poesia de Manuel Bandeira. O relato de um bem-sucedido projeto de inclusão digital.

Vol. 11, No 1 (2006)

O sentido emancipador da comunicação. A televisão e a prática do zapping: a interatividade com o telespectador. O conceito de infância existente na literatura infantil. Nenhum a menos: a análise ocidental de um filme chinês. Entrevista com Palavra Cantada: novidade na produção da música para criança. O uso dos meios de comunicação na prática educativa. Identidade e cultura na cidade de Guarulhos: projetos de Gestão da Comunicação. O rico e difícil trabalho do montador de filmes.

2005

Vol. 10, No 3 (2005)

A importância de contar histórias e parábolas. Por onde começar um projeto de pesquisa. O cinema como meio de aprendizagem. Fotografia: uma linguagem repleta de surpresas.

Revista Comunicação & Educação faz dez anos - mesa-redonda em comemoração à consistência, resistência e amadurecimento da experiência editorial do curso Gestão da Comunicação é organizada especialmente para esta edição. Possibilidades de aprendizagem através do uso do cinema em atividades didáticas; tensões e soluções na incorporação das tecnologias da informação pela sociedade; construção de um problema é o elemento desencadeador do processo de pesquisa. Fernando Scavone dá depoimento apaixonado pela fotografia e descobre-se a importância de contar histórias e parábolas. O encontro entre a formalidade da escola e a informalidade dos meios de comunicação proporciona uma educação mais inclusiva.  

Vol. 10, No 2 (2005)

Audioaula: o som em sala de aula. Memória e comunicação. O cinema e as questões de gênero e sexualidade. Tatiana Belinky: uma amadora, do verbo amar... Da virtude à estratégia: os conflitos morais em A Grande Família.

A indústria de bens simbólicos promove a homogeneização da cultura, mas, em muitos casos, oferece também um contraponto a estereótipos e interpretações maniqueístas da realidade, especialmente em questões de gênero e sexualidade - a análise de obras cinematográficas mostra isso. A memória em suas diferentes possibilidades - hábito, duração, entre outras - revela-se como objeto de reflexão e recurso pedagógico. O jornalismo oficial, apesar de sua proximidade com o poder, pode ser autônomo e, principalmente, ético. A introdução planejada do som nas práticas educativas abre um imenso leque de alternativas para o processo de aprendizagem.

Heródoto Barbeiro fala sobre sua carreira e a interseção entre comunicação e educação. A escritora, tradutora e pioneira da televisão brasileira, Tatiana Belinky, faz um depoimento sobre como adaptou textos literários para programas de televisão que encantaram o imaginário infantil nos anos de 1950 e 1960. E, também, Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci analisam o caráter moral do discurso construído em A Grande Família, seriado brasileiro que mostra os lados utilitarista e egoísta da ética que, diferente da percepção comum, não são totalmente divergentes.

Vol. 10, No 1 (2005)

Influência das mídias digitais. Câmera de vídeo na escola. Comunicação como conhecimento. Comunicação e resistência.

Possibilidades e usos da Internet no aprendizado da arte e o ensino da literatura e da história através do cinema. No cinema, a construção da imagem do cientista. Novas formas de emissão e recepção de informações por meio das novas tecnologias de informação. A revolução promovida pela informática, em entrevista com o Professor da Escola Politécnica da USP - João Antonio Zuffo. Conhecimento e comunicação em épocas de crise. Mídia e movimento contra-hegemônico. A emergência da educomunicação como um novo campo de estudos envolvendo a comunicação e a educação. E, finalmente, o depoimento de Cristina Coghi sobre seu trabalho na Casa de Detenção de São Paulo e a prática do jornalismo. E, ainda, referências bibliográficas e videográficas, além de atividades pedagógicas, estão disponíveis neste número da revista Comunicação & Educação.


2003


2002


1996


2002


2001


1 a 25 de 42 Itens     1 2 > >> 

Comunicação & Educação - Revista do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP
ISSN: 0104-6829
.

CEDUS - Centro de Estudos em Design de Sistemas Virtuais Centrado no Usuário
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Prédio 8 - Bloco 22 - Sala 25
05508-900 São Paulo SP - BRASIL
Fone +55 11 3091-8204
E-mail cedus@usp.br
©CEDUS/USP - 1ªed. - outubro 2008

Apoio Patrocínio