Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero - ISSN 2176-6231, Vol. 1, No 1 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Jornalismo e Sistemas de Informação: Metodologias na construção do sistema Surf

Ben-Hur de Assis Correia

Resumo


O presente texto relata a experiência da construção do Sistema Unificado de Reportagem – SURF, sistema de gestão de conteúdo adaptado à produção jornalística da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Aqui comentamos como foram trabalhadas as metodologias para interação direta de membros da área do jornalismo e da área tecnológica para conseguir uma ferramenta adaptada ao processo de produção jornalístico. O trabalho usou a metodologia de pesquisa proposta pelo GJOL e a metodologia de desenvolvimento ágil SCRUM.

 

This paper reports the experience of the construction of the Unified Reporting System - SURF, a content management system adapted to journalistic production of the Communications Department of Universidade Federal de Sergipe –UFS. Here we will comment  how we used the methodologies for a direct interaction between members of journalistic filed and technological area to get a tool adapted to the process of journalism production. The work used the research methodology proposed by GJOL, in addition to the agile development methodology SCRUM.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

A revista CoMtempo pertence ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero que direciona suas atividades para a investigação das novas dimensões, articulações e significados da Comunicação na Contemporaneidade. Isso implica compreender os avanços tecnológicos e a dinamização do mercado que atravessam e delineiam os processos midiáticos como fatores mediadores determinantes na reconfiguração da Comunicação. Também, reconhecer que os produtos midiáticos adquirem novos contornos, tanto na esfera do jornalismo, quanto no âmbito do entretenimento; duas dimensões cada vez mais entrecruzadas nas manifestações da mídia.

Revista Eletrônica CoMTempo - ISSN 2176-6231