Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero - ISSN 2176-6231, Vol. 1, No 1 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

As relações entre comunicação, consumo e identidade: um olhar sobre A Favorita.

Maria Amélia Paiva Abrão

Resumo


            A sociedade contemporânea possui como característica a fluidez, tudo se modifica rapidamente: valores, comportamentos e gostos. Para viver neste ambiente as pessoas também necessitam de transformações constantes, o deslocamento é inevitável. As identidades parecem não ter fim, impulsionam os desejos e as emoções dos sujeitos, que optam pelo consumo como forma de pertencimento.

            Neste enfoque, o presente trabalho visa levantar algumas questões relacionadas às identidades e ao consumo. Para isso, buscaremos analisar duas cenas da telenovela A Favorita, da Rede Globo.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

A revista CoMtempo pertence ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero que direciona suas atividades para a investigação das novas dimensões, articulações e significados da Comunicação na Contemporaneidade. Isso implica compreender os avanços tecnológicos e a dinamização do mercado que atravessam e delineiam os processos midiáticos como fatores mediadores determinantes na reconfiguração da Comunicação. Também, reconhecer que os produtos midiáticos adquirem novos contornos, tanto na esfera do jornalismo, quanto no âmbito do entretenimento; duas dimensões cada vez mais entrecruzadas nas manifestações da mídia.

Revista Eletrônica CoMTempo - ISSN 2176-6231